Blog, Informativos e Novidades

Confira Nossos Posts
17
mar

Água Mineral ou Filtrada? Qual é a Diferença?

Tanto a água mineral quanto a água filtrada são águas potáveis, ou seja, são livres de bactérias nocivas à saúde.

Embora as duas hidratam e possam ser consumidas a vontade, a água mineral possui propriedades naturais que vão além de matar a sede, onde você pode também se beneficiar com ingredientes saudáveis à sua vida.

O Que É Água Mineral?

Para a água ser considerada mineral, deve conter minérios em sua composição como, cálcio, ferro, magnésio, zinco, etc. provenientes de formação subterrânea. Esses elementos são muito importantes para a saúde: o cálcio é essencial para os dentes e ossos. O zinco age no controle cerebral dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos, entre outros.

A água mineral é extraída a partir das nascentes naturais ou de profundos lençóis através de tubulação de aço inoxidável, de maneira que a água não tenha contato com nenhum elemento prejudicial à saúde até o seu consumo. Verifique sempre o rótulo e repare na composição da água.

O Que É Água Filtrada ou Purificada?

Purificadores de água ou filtros tem o objetivo de garantir que a água vinda dos canos e torneiras sejam boas para o consumo. Apesar da água de rede pública passar por sistemas de melhoria de qualidade e tornar-se potável, sem riscos à saúde, ainda não temos certeza do “caminho” que ela leva até chegar na residência. Canos furados ou enferrujados e caixa d’água suja são alguns exemplos que podem comprometer a qualidade da água. Purificadores de água e filtros são responsáveis por limpar novamente a água. Lembrando que o termo “purificador” não é reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, nem pelo InMetro. Conforme define a NBR 14.908/04, “filtro é um dispositivo para melhoria da qualidade da água já tratada”.

Empresas responsáveis fornecem a água de rede pública isenta de bactérias patogênicas. Portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido.

Água Mineral X Água Filtrada

Veja agora uma comparação que mostra bem a diferença entre água mineral e filtrada (lembrando que purificadores de água são o mesmo que água filtrada).

Água filtrada: Depende da origem da água. Em São Paulo, por exemplo, a água é potável porque foi retirada das represas de Guarapiranga e adicionados produtos químicos para purificá-la.
Água Mineral: Nasce em solos enriquecidos de sais minerais e vem “filtrada” pela natureza. Não necessita de nenhum processo químico para se purificar e vem naturalmente adicionada de diversas fontes de energia provindas do minério. É rica em cálcio, flúor, potássio, magnésio e muitas outras composições químicas naturais.

Água filtrada: Necessita de constante troca de filtros. Caso isto não ocorra, a pessoa corre sérios riscos de saúde, já que a água que vem diretamente da torneira quando não é filtrada, possui qualidade duvidosa à saúde.
Água Mineral: Não necessita filtros. Aliás, nem pode, pois os filtros tirariam toda riqueza natural presente na água mineral. O que pode ser feita após a troca de um garrafão é uma limpeza neutra no bebedouro após vários usos, para garantir que agentes externos não se alojem nas partes por onde a água passará no mesmo.

Água filtrada: Chega na sua caixa d’água totalmente estéril. Passa pelos canos e sai pela torneira. A partir daí tem que passar por filtros ou ser fervida para que possa ser seguramente consumida.
Água Mineral: É enchida em garrafões sem nenhum contado manual e levada aos distribuidores que se encarregam de deixá-la às suas mãos. Ou seja, do jeito que a natureza nos deu você estará consumindo.
Água filtrada: Sua única finalidade é a hidratação.

Água Mineral: Hidrata, melhora o metabolismo, combate o stress graças a presença do magnésio, desintoxica o organismo, é um suplemento nutricional, fortalece os ossos etc.

Como podemos ver, a água mineral natural traz benefícios que estão muito além da água tratada, filtrada. Por isso ela é recomendada a todos, desde recém nascidos até jovens, adultos e idosos. Suas propriedades naturais cumprem o papel que a água pública tem e ainda ajuda você a se fortalecer com saúde e bem-estar.

Existem ainda muito mais benefícios que a água mineral oferece. Confira aqui.

Deixe Um Comentário

You are donating to :

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
Loading...